2,742Grants to

1,709(Sub)Species

Black-faced Lion Tamarin (Leontopithecus caissara)

Mohamed bin Zayed Species project number 192520894

Black-faced Lion Tamarin: participatory monitoring and management of the critically endangered.

Mohamed bin Zayed Species Conservation (Project No. 192520894) - Black-faced Lion Tamarin  - Awarded $7,500 on May 17, 2019

 

O principal objetivo do projeto é iniciar um diagnóstico da situação da população BFLT na sua área de distribuição. Para tanto, procuramos localizar e monitorar pelo menos quatro grupos BFLT regularmente. Para tanto, contratamos dois residentes locais com experiência anterior na busca ativa desse indescritível primata para realizar buscas regulares e sistemáticas de grupos de BFLT na área de distribuição das espécies. O segundo objetivo do projeto foi utilizar os resultados do monitoramento das espécies para subsidiar políticas públicas de conservação e ações de saúde pública e implementar atividades do Plano de Ação Nacional (PAN) para Primatas da Mata Atlântica. Fizemos um esforço para integrar instituições relevantes, como ICMBio, Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, Fiocruz, entre outras. Buscamos estabelecer uma colaboração contínua com as equipes gestoras dos dois Parques (Parque Estadual do Lagamar Cananéia e Parque Nacional do Superagui), onde se encontram as principais áreas de vida desta espécie. Com os gestores dessas unidades de conservação, realizamos reuniões e entregamos informações técnicas para o monitoramento da população. Além disso, também assessoraremos os órgãos competentes sobre as ações relacionadas à febre amarela, conforme constam do PAN. Nesse período, construímos um planejamento integrado e conseguimos localizar oito grupos de micos-leões-da-cara-preta para futuras ações de telemetria. realizamos reuniões e entregamos informações técnicas para o acompanhamento da população. Além disso, também assessoraremos os órgãos competentes sobre as ações relacionadas à febre amarela, conforme constam do PAN. Nesse período, construímos um planejamento integrado e conseguimos localizar oito grupos de micos-leões-da-cara-preta para futuras ações de telemetria. realizamos reuniões e entregamos informações técnicas para o acompanhamento da população. Além disso, também assessoraremos os órgãos competentes sobre as ações relacionadas à febre amarela, conforme constam do PAN. Nesse período, construímos um planejamento integrado e conseguimos localizar oito grupos de micos-leões-da-cara-preta para futuras ações de telemetria.


Atualmente estamos iniciando um estudo bioacústico na área de distribuição do mico-leão-da-cara-preta, com o objetivo de verificar a eficácia do registro de vocalizações no monitoramento de longo prazo da espécie, em toda a área de distribuição.

Project documents